Art. 244 da CLT - HORAS DE SOBREAVISO

Art. 244. As estradas de ferro poderão ter empregados extranumerários, de sobre-aviso e de prontidão, para executarem serviços imprevistos ou para substituições de outros empregados que faltem à escala organizada. (Restaurado pelo Decreto-lei n º 5, de 4.4.1966)

§ 1º Considera-se "extranumerário" o empregado não efetivo, candidato efetivação, que se apresentar normalmente ao servico, embora só trabalhe quando for necessário. O extranumerário só receberá os dias de trabalho efetivo. (Restaurado pelo Decreto-lei n º 5, de 4.4.1966)

§ 2º Considera-se de "sobre-aviso" o empregado efetivo, que permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço. Cada escala de "sobre-aviso" será, no máximo, de vinte e quatro horas, As horas de "sobre-aviso", para todos os efeitos, serão contadas à razão de 1/3 (um terço) do salário normal. (Restaurado pelo Decreto-lei n º 5, de 4.4.1966)

§ 3º Considera-se de "prontidão" o empregado que ficar nas dependências da estrada, aguardando ordens. A escala de prontidão será, no máximo, de doze horas. As horas de prontidão serão, para todos os efeitos, contadas à razão de 2/3 (dois terços) do salário-hora normal . (Restaurado pelo Decreto-lei n º 5, de 4.4.1966)

§ 4º Quando, no estabelecimento ou dependência em que se achar o empregado, houver facilidade de alimentação, as doze horas do prontidão, a que se refere o parágrafo anterior, poderão ser contínuas. Quando não existir essa facilidade, depois de seis horas de prontidão, haverá sempre um intervalo de uma hora para cada refeição, que não será, nesse caso, computada como de serviço. (Restaurado pelo Decreto-lei n º 5, de 4.4.1966)

============================================
 JURISPRUDÊNCIA RELACIONADA

- Súmula nº 132 do TST 
- Súmula nº 229 do TST
- Súmula nº 428 do TST

2 comentários:

  1. Prezado professor José Cairo Júnior! Por favor, quero saber como funciona o pagamento de conselheiros tutelar, que trabalham expediente horário comercial e escala de plantão de sobre aviso de 108 horas mensal, com três finais de semana e mais um dia de folga? Agradeço

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, trabalho em uma empresa que presta serviço na parte de Iluminação Pública de um Município. Ocorreu uma situação, depois do horário de trabalho onde todos os funcionários já tinham largado e a empresa tentou entra em contatos com os mesmo e não conseguiu. Agora a empresa está querendo punir os funcionários, ela tem esse direito.

    ResponderExcluir