Art. 543 da CLT - Vedação de transferência do dirigente sindical

Art. 543 - O empregado eleito para cargo de administração sindical ou representação profissional, inclusive junto a órgão de deliberação coletiva, não poderá ser impedido do exercício de suas funções, nem transferido para lugar ou mister que lhe dificulte ou torne impossível o desempenho das suas atribuições sindicais. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

§ 1º - O empregado perderá o mandato se a transferência fôr por êle solicitada ou voluntàriamente aceita. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

§ 2º - Considera-se de licença não remunerada, salvo assentimento da emprêsa ou cláusula contratual, o tempo em que o empregado se ausentar do trabalho no desempenho das funções a que se refere êste artigo. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

§ 3º - Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação. (Redação dada pela Lei nº 7.543, de 2.10.1986)

§ 4º - Considera-se cargo de direção ou de representação sindical aquele cujo exercício ou indicação decorre de eleição prevista em lei. (Redação dada pela Lei nº 7.223, de 2.10.1984)

§ 5º - Para os fins dêste artigo, a entidade sindical comunicará por escrito à emprêsa, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, o dia e a hora do registro da candidatura do seu empregado e, em igual prazo, sua eleição e posse, fornecendo, outrossim, a êste, comprovante no mesmo sentido. O Ministério do Trabalho e Previdência Social fará no mesmo prazo a comunicação no caso da designação referida no final do § 4º. (Incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

§ 6º - A emprêsa que, por qualquer modo, procurar impedi que o empregado se associe a sindicato, organize associação profissional ou sindical ou exerça os direitos inerentes à condição de sindicalizado fica sujeita à penalidade prevista na letra a do art. 553, sem prejuízo da reparação a que tiver direito o empregado. (Incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

========================================
JURISPRUDÊNCIA:

4 comentários:

  1. Boa tarde,
    Trabalho no RH de uma empresa e recebi um oficio do sindicato alegando que nos dias 07,08 e 09 o funcinário que é vice presidente do sindacato precisara ser dispensados do seu trabalho, pois está a serviço do sindicato... Isso procede?

    ResponderExcluir
  2. Prezado professor Cairo Júnior, me tornei representante sindical pelo SENGE-RJ, em abril deste ano, através de processo eleitoral. Não faço parte da diretoria do sindicato ou realizo função administrativa, sou um representante da base Furnas, com uma séria de atividades inerentes. Não ficou claro para mim se estaria coberto pela estabilidade prevista pelo parágrafo quarto.
    Onde estaria a previsão legal sobre o processo eleitoral citado no mesmo parágrafo?

    ResponderExcluir
  3. O Empregado eleito para o conselho fiscal tem as mesmas prerrogativas da estabilidade?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ler sobre as novas leis trabalhista, que o congresso que colocar em pratica?

    ResponderExcluir