Art. 66 da CLT - Intervalo interjornada

Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

=================================
 JURISPRUDÊNCIA RELACIONADA:

Súmula nº 360 do TST
Súmula nº 355 do TST

14 comentários:

  1. Esse tempo de descanso compreende o tempo de deslocamento entre residência x trabalho e trabalho x residência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esse percurso for feito por transporte fornecido pela empresa para local de difícil acesso ou não servido por transporte público regular, o tempo respectivo vai ser considerado como de efetivo trabalho.

      Excluir
  2. TRABALHEI DAS 08:00 AS 17:00HS, AS 02:00H FIZ 2 HORAS EXTRAS. QUE HORAS DEVO VOLTAR AO TRABALHO?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria e saber se o descanso de 11 horas pode ser parcial, exemplo,a jornada de trabalho é: 7:00- 11:00- 12:00- 17:00, o colaborador trabalha das 7:00 as 11:00 vai pra casa descansa até as 17:00, volta para o trabalho ás 22:00 e trabalha até as 15:00, isso é correto?

    ResponderExcluir
  4. Esse artigo se aplica para aqueles que desempenharem atividades de sobreaviso ou prontidão??

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Se um funcionário tem seu horário de trabalho de 9hrs as 18:48, porem sai as 2hrs da manhã, e só chega no trabalho as 11hrs da manhã. O empregador tem o direito de descontar as horas de 9hrs as 11hrs? Pq pelo o que entendi o funcionário poderia chegar no trabalho as 12hrs, contando assim as 11hrs de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia sou Pedro, gostaria de tirar uma Dúvida, trabalho das 08:30 as 18h mas com frequência faço horas extras, Minha dúvida é, se eu trabalhar até 00:00, 01:00h tenho que chegar horário normal no dia seguinte? Que seria as 08:30 ?

    ResponderExcluir
  7. O intervalo entre duas jornadas, a interjornada, deverá respeitar um intervalo de 11 horas, qualquer que seja o sistema de compensação, nos termos do art. 66 da CLT. Assim, por exemplo, se o empregado encerra seu expediente às 17h., e antecipa o início da jornada do dia seguinte às 0h., devido ser necessário dar manutenção técnica em equipamento do empregador, porém, não completa as 8 oito horas dessa jornada iniciada antecipadamente, trabalhando somente até as 3h., ele deverá completar o restante dessa jornada (+ 5h.) no dia seguinte? E a partir de que horas? Deve ser observado novo intervalo de 11h., mesmo não completando essa jornada iniciada antecipadamente? Outra questão é se poderá haver compensação de horas, isto é, ao invés de pagar as horas extras do restante do período do intervalo interrompido, incluir este em banco de horas positivo para o empregado? Como proceder em relação a interjornada e a compensação de horas levando em conta o exemplo dado. Ou, ainda, qual a melhor solução neste caso? Cordialmente; Fábio.

    ResponderExcluir
  8. O intervalo entre duas jornadas, a interjornada, deverá respeitar um intervalo de 11 horas, qualquer que seja o sistema de compensação, nos termos do art. 66 da CLT. Assim, por exemplo, se o empregado encerra seu expediente às 17h., e antecipa o início da jornada do dia seguinte às 0h., devido ser necessário dar manutenção técnica em equipamento do empregador, porém, não completa as 8 oito horas dessa jornada iniciada antecipadamente, trabalhando somente até as 3h., ele deverá completar o restante dessa jornada (+ 5h.) no dia seguinte? E a partir de que horas? Deve ser observado novo intervalo de 11h., mesmo não completando essa jornada iniciada antecipadamente? Outra questão é se poderá haver compensação de horas, isto é, ao invés de pagar as horas extras do restante do período do intervalo interrompido, incluir este em banco de horas positivo para o empregado? Como proceder em relação a interjornada e a compensação de horas levando em conta o exemplo dado. Ou, ainda, qual a melhor solução neste caso? Cordialmente; Fábio.

    ResponderExcluir
  9. entra como base de calculo do fgts esse valor

    ResponderExcluir
  10. José Cairo, estou com uma dúvida.
    Estou trabalhando em viagem. A empresa me enviou para um trabalho em outra cidade, e mesmo assim o local onde realizo o trabalho fica a 80km da cidade mais próxima (2 horas de viagem, estrada de terra). Durante um fim de semana iniciei os trabalhos em um sábado às 12:00 (horário que sai do hotel) e só foi finalizado às 6:30 (horário que cheguei ao hotel) do domingo. A empresa paga adicional 100% em atividades no domingo e 50% caso não descanso as 11 horas de interjornada. Neste caso como deve ser considerada estas horas?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  11. OLÁ,SE O FUNCIONÁRIO PRECISA TER O INTERVALO DE 11 HS DE UMA JORNADA PARA OUTRA.EX:NOSSO HORÁRIO É DAS 6 HS AS 15:45, SO QUE O FUNCIONÁRIO CHEGOU NA EMPRESA AS 21 HS...EM QUE HORÁRIO ELE ENTRARIA NO DIA SEGUINTE E QUE HORÁRIO E TERIA QUE SAIR?

    ResponderExcluir
  12. Sou contratado para trabalhar das 09:00 as 18:00, de segunda a sexta. Algumas vezes, preciso também trabalhar durante a madrugada, incluindo período dos finais de semana.
    Caso eu trabalhe de domingo para segunda, das 22:00 de domingo até as 07:00 de segunda feira e depois, volte a trabalhar na segunda feira, das 16:00 até as 19:00, deveria todos este período ser considerado Hora Extra? Entendo que sim, já que o período das 16-19h estaria dentro do período interjornadas.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber a legalidade de uma escala 12/36 para vigilante municipal sendo que foi empostá pela prefeitura sem pagar hora extra nem consenso dos funcionários?

    ResponderExcluir